Dec 10, 2007

The Monks - Black Monk Time






The Monks foi a banda que antecipou mais fielmente a sonoridade punk que dominaria o fim dos 70’s. Uma década antes, estes soldados americanos que cumpriam seus deveres na Alemanha desistiram de tocar o rock’n’roll similar ao de seus ídolos para se dedicarem à criação do seu próprio som, bastante único e controverso.

Gary Burger
(guitarra e vocais), Larry Clark (teclado e vocais), Dave Day (guitarra, banjo e vocais), Eddie Shaw (baixo e vocais) e Roger Johnston (bateria e vocais) injetaram primitivismo em um rock que começava a ter arranjos mais complexos pelas mãos de bandas como Pink Floyd, Yes e Jethro Tull, pioneiras do progressivo. O espírito proto-punk está presente em todos os níveis das composições. O ritmo é rápido e pesado, os acordes são simples e com poucas variações, como se todos os instrumentos tivessem se tornado instrumentos de percussão empenhados em imprimir uma batida tribal insistente. Os ácidos e roucos vocais de Gary nos surpreendem ao cantar letras curtas, diretas e agressivas, como em I Hate You, ou a faixa inaugural, Monk Time, ambas do disco disponível para download neste post.

A banda também era especialmente ousada visualmente. Todos os integrantes se apresentavam vestidos de batina e com o topo da cabeça raspada como monges franciscanos. Provavelmente por essa excentricidade e animosidade exageradas para a época, a banda não obteve muito sucesso fora do território alemão e durou apenas cerca de 2 anos. Gravaram um único álbum, Monk Black Time, de 66. Um álbum único, dos mais controversos e subestimados da década de 60. A versão disponível para download é a que foi lançada nos Estados Unidos em 97, e contém três faixas a mais do que o lançamento original: uma faixa ao vivo (Monk Chant) e outras duas retiradas de demos (I Hate You e Oh, How To Do Now).

The Monks - Black Monk Time
(released 1966)

01. Monk Time
02. Shut Up
03. Boys Are Boys And Girls Are Choice
04. Higgle-Dy-Piggle-Dy
05. I Hate You
06. Oh, How To Do Now
07. Complication
08. We do Wie Du
09. Drunken Maria
10. Love Came Tumblin' Down
11. Blast Off
12. That's My Girl
13. I Can't Get Over You
14. Cuckoo
15. Love Can Tame The Wild
16. He Went Down To The Sea
17. Monk Chant (Live-1966)
18. I Hate You (Demo-1965)
19. Oh, How To Do Now (Demo-1966)

Link para o download (65,8 MB):
http://www.4shared.com/file/105629928/730bb53c/The_Monks_-_Black_Monk_Time.html

Site oficial da banda: http://www.the-monks.com/